Patrocínio:

Patrocínio:
Patrocinador Oficial

terça-feira, 19 de julho de 2011

O sucesso da mostra Acauã culminou com Antoninha

 Num ambiente verde e harmonioso, histórico e de estilo barroco dos meados do século XVIII, cheio de vida e paz alem do luar impar e inebriante proporcionado por Deus, deu-se a II Mostra Acauã do Audiovisual Paraibano. Este patrimônio arquitetônico é o Conjunto Histórico da Fazenda Acauã, no município de Aparecida, Paraíba, onde hospeda o Ponto de Cultura “Caminhos de Acahuan”, de responsabilidade da Acauã Produções Culturais e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN capitaneado pelo grande Laércio Filho, mais conhecido como Laercinho, que ladeado por uma equipe competente fez um evento memorável trazendo para aquele paraíso o presidente da Associação Brasileira de Documentaristas – ABD/PB João Carlos Beltrão, a gerente audiovisual da SECULT cineasta Ana Bárbara Ramos, a atriz versátil Marcélia Cartaxo além de outros renomados domadores da cultura.
 O evento foi sorteado também com o FOCA – fórum de cultura do alto sertão, com as presenças do presidente da FOCA Leonardo Alves, da produtora executiva e gerente audiovisual do SECULT Ana Bárbara, do presidente da ABD-PB João Carlos Beltrão, do anfitrião da Mostra Diretor Laércio Filho e tantos outros onde dissecaram sobre o tema o audiovisual no sertão – avanços e perspectivas, onde os segmentos culturais do sertão estiveram presentes nas discussões concernentes a cineclubismo, pontos de cultura, cursos, editais e produção, difusão e expansão em toda Paraíba do pólo audiovisual e outros encaminhamentos.

Uma programação recheada de sucessos com lançamentos de filmes, palestras, debates e apresentações culturais foram coqueluches que contagiaram a gama de presentes, atentos e sob a chuva e a lua, que prestigiaram as mostras do pontão de cultura multivisual da caatinga com vídeos da cidade de Bananeiras e de Aparecida, mostra do sertão com lançamentos como caixa d’água, as folhas, travessia, na cabeça do povo, o homem e a serra e olhar particular, mostra trajetória W. J. Solha com grande apresentação de “A Canga” e making of, nas direções de Diasis Pires (Coremas), Delon Sousa (Patos), Kennel Rogis (Coremas), Helena Pereira (Nazarezinho), Luiz Cacau (Sousa, Paulo Roberto (Nazareznho), Marcus Vilar (João Pessoa), e a mostra acauã produções culturais do grande Laercinho de Aparecida, que bombou com as trapalhadas de João Teimoso II e sucesso do evento, o curta ANTONINHA, com direção de Laércio Filho e a participação de W.J Solha, Marcélia Cartaxo, Nanego Lira e Agatha Barbosa. Uma estória que remonta a época ainda vivenciada da submissão e da crendice, onde uma senhor com resquícios do coronelismo vivencia a pratica segregada de seus degredos sexuais polida pelos efeitos da moral e bons costumes, misturados com o sentimento sertanejo e poético da vida campesina. Uma obra prima no cenário cinematográfico. Um curta no tamanho ideal sem precisar emendas.

Por Nivaldo Amador

Ponto de Cultura Ser Especial com Arte, Cultura e Cidadania

Nenhum comentário:

Postar um comentário